3 de novembro de 2010

A alma de Blumenau

POR: Suzana Braga com auxílio de Helena Vieira, Ivan Brandão e Juliana Alarcão



Viajando de férias, no último mês de Outubro, tive o prazer de conhecer a aconchegante e receptiva Blumenau, em Santa Catarina, no Sul do país.
No primeiro passeio que se faz pela cidade, nota-se que a alma dela se concentra em uma única e especial rua, a XV de Novembro. É lá que estão os centros comercial e financeiro da cidade, os mais famosos bares e restaurantes, além de, durante o agitado mês de Outubro, os desfiles alegóricos da tradicional Oktoberfest, que aconteceu em sua 27ª edição.
Conhecida por este nome desde 1890, a famosa rua chamava-se Wurststrasse - Rua da Linguiça -, graças à forma como ela surgiu. Ela foi aberta por uma vaca (sim, o animal!) fugida da Mata Atlântica e com isso tomou, em um primeiro momento, uma forma sinuosa e estreita.


O traçado da rua foi modificado pela última vez em 1902 e a última reurbanização aconteceu em 2000, em comemoração aos 150 anos da chegada dos imigrantes alemães à cidade.
 E é graças a esta influência alemã que a Rua XV de Novembro ainda mantem a arquitetura do país em seus prédios, sendo 35 deles cadastrados como patrimônio histórico.


Juntamente com a Rua Sete de Setembro e a Avenida Beira Rio, a Rua XV de Novembro compõe a estrutura do sistema viário do Centro de Blumenau, além de possibilitar o acesso de pessoas do Distrito do Garcia e do litoral catarinense às outras regiões da cidade.
Atualmente o tráfego de ônibus e caminhões é proibido na via, que possui sentido único.

Toda a importância desta rua fica ainda mais evidente durante a Oktoberfest. A cidade para e, em especial, a antiga Wurststrasse. A rua fecha a partir das 18h para que o desfile típico possa passar e a alegria do povo de Blumenau contagia.






E este é o espírito da Rua XV de Novembro, a mais importante de Blumenau. A vida da cidade gira em torno desta rua que, com certeza, só faz com que as ruas do nosso país tenham histórias cada vez mais interessantes para contar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário