30 de novembro de 2010

Rua Farani

POR: Cíntia Garção

A pequena rua possue imóveis que funcionam hoje como estabelecimentos comerciais 

Grande parte da arquitetura da Farani foi preservada 

A Rua Farani, no bairro de Botafogo, é aquele tipo de rua que todos conhecem de nome, que serve de referência para localizações rápidas. A não ser quem mora pela região. Ou, por quem estuda em alguma das universidades do bairro e faz um stop lá para a confraternização do dia, junto dos amigos.
Pequena, ela começa na Praia de Botafogo e termina lá em cima, na Rua Pinheiro Machado, já no iniciozinho do bairro das Laranjeiras. Logradouro curioso. Na Farani rola uma mistura do feio com o bonito, do antigo com o moderno, do alternativo com o popular.

Aberta em 1872 por Domingos Farani, joalheiro.
A primeira tentativa de ligar os bairros de Botafogo e Laranjeiras e deu-se através de uma comunicação aberta entre a Rua Farani e a antiga Rua Guanabara (a atual Pinheiro Machado), para servir a uma linha de bondes puxados a burro, conforme contrato firmado pelo Governo Imperial, em 28 de março de 1883, mas somente na administração do Prefeito Marechal Bento Ribeiro Carneiro Monteiro, em agosto de 1914, realizaram-se as obras.

Ao adentrar a Rua Farani, a primeira impressão que se tem é de que se trata de uma rua sombria. Uma explicação: apesar da localização privilegiada, grande parte da arquitetura da Farani não foi modernizada.  Assim, lojinhas populares, como óticas, salões de beleza e farmácias passam a competir em espaço com os bares - verdadeiros pontos de encontro da galera universitária na região.

Em Botafogo existem muitas universidades. Só ali no entorno da Farani está a Fundação Getúlio Vargas, a IBMR, a FACHA (Hélio Alonso) e, por fim, a Universidade Santa Úrsula, mais lá pra cima, na Pinheiro Machado. O perfil jovem, de mochila nas costas, que circula pela Rua Farani é marcante, assim também como muita gente bem alinhada e de diferentes idades. Como o público é variado, os restaurantes não poderiam faltar. Ainda na primeira quadra, entre a Praia de Botafogo e a Rua Barão de Itambi, têm muitos sobrados antigos que foram restaurados e hoje abrigam restaurantes.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário