29 de novembro de 2010

As ruas e a música - Vol. 4


Por Rodrigo Troncoso e Tatiana Escanho

Carta ao Tom
Composição de Vinícius e Toquino

Rua Nascimento Silva, 107
Você ensinando pra Elizete
As canções de canção do amor demais

Lembra que tempo feliz
Ah! que saudade
Ipanema era só felicidade
Era como se o amor doesse em paz

Nossa famosa garota nem sabia
A que ponto a cidade turvaria
Esse Rio de amor que se perdeu
Mesmo a tristeza da gente era mais bela
E alem disso se via da janela
Um cantinho de céu e o Redentor

É, meu amigo, só resta uma certeza
É preciso acabar com essa tristeza
É preciso inventar um novo amor

Rua Nascimento Silva, 107
Eu saio correndo do pivete
Tentando alcançar o elevador

Minha janela não passa
De um quadrado
A gente só vê cimento armado
Aonde antes se via o Redentor

É, meu amigo, só resta uma certeza
É preciso acabar com a natureza
É melhor lotear o nosso amor

A música "Carta ao Tom 74", de Toquinho e Vinicius de Moraes, imortaliza a Rua Nascimento Silva e o prédio de 107, no coração de Ipanema. O bairro é tido como mais simbólico da Zona Sul Carioca, sobretudo como cenário de inspiração da boemia artística que veio a desenvolver a Bossa Nova.




A placa colocada pela Confraria do copo Furado; A esquina com a Rua Farme de Amoedo e a fachada do prédio
Tom Jobim e sua mulher, Thereza Hermanny, alugaram um apartamento neste prédio, entre o posto nove da praia de Ipanema e a lagoa Rodrigo de Freitas. No período em que lá viveu, Tom compôs várias músicas com seu parceiro Newton Mendonça, inclusive "Desafinado" e "Samba de uma nota só". Fez a "Sinfonia do Rio de Janeiro" com Billy Blanco, e "Orfeu da Conceição" com Vinicius de Moraes. Também foi nessa época que nasceu a internacionalmente famosa "Garota de Ipanema".

A Nascimento Silva foi berço das parcerias de Tom com Vinicius, que Elizete Cardoso gravou no long-play "Canção do Amor Demais". Ali também brotaram parcerias com João Gilberto e outros nomes da Bossa Nova, e surgiu a Confraria do Copo Furado, entidade cultural que instalou a placa alusiva a Tom Jobim, na Rua Nascimento Silva, 107. No final da Rua Vinícius de Morais, rebatizada  em homenagem ao poeta e que faz esquina com a Nascimento, está o bar Garota de Ipanema, assim também rebatizado por ter sido ponto de encontro e composições.



A música de Toquinho e Vinícius, também morador de Ipanema, além de homenagem saudosa a Tom Jobim e aos anos em que ali se encontraram, é um protesto. O belo, simples e boêmio bairro transformava-se num local cheio de edifícios, por conta da especulação imobiliária, com transito engarrafado e movimentado, pivetes e mendigos. Já nos anos 70, era flagrante a situação de urbanização descontrolada e deterioração do Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário