15 de novembro de 2010

Av. Vieira Souto

POR: Helena Vieira

A Avenida Vieira Souto é uma famosa avenida que separa o bairro de Ipanema da praia de Ipanema. É a avenida mais charmosa e mais cara do país. Por lá estão localizados o Hotel Fasano e o número 500, famoso prédio conhecido das novelas de Manoel Carlos. Pessoas como Caetano Veloso, Ana Lontra viúva de Tom Jobim, Fernando Montenegro, Antonio carlos de Almeida Braga, Carlos Langoni ex-presidente do Banco Central e ainda Sergio Naya (palace II) já passaram e/ou ainda passam por lá.
A Vieira Souto de hoje começou quando o bairro de copacabana passava por uma saturação de imóveis. Com imóveis entre R$3 e R$20 milhões tudo parece estar incluído no preço, como a vista, a vizinhança e a diversão.
O bairro já possui suas figuras famosas há tempos, como a Garota de Ipanema. E na praia, conhecida muldialmente, se concentram as mais diversas tribos. Nos dias de domingo a Avenida fecha para o trânsito de carro das 8 às 18 horas.
Pelo Hotel Fasano, localizado no número 80 da avenida, já passaram celebridades mundiais como Madonna e Beyoncé.
Realmente é um lugar que além de belíssimo, é conhecido e requisitado tanto pelos cariocas quanto pelos que vêm de fora.

Você sabia?
Quando os franceses chegaram, em 1555, a região abrangida pelos atuais bairros do Leblon, Ipanema, Gávea e Jardim Botânico era ocupada pelos índios Tamoios. E assim continuou até que o governador do Rio, Antônio Salema (1575-1578) desejoso de construir um engenho de açúcar às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, decidiu livrar-se dos tamoios. Mandou espalhar, pelas cercanias, roupas que haviam sido usados por doentes de varíola. Os índios foram exterminados pela doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário