14 de novembro de 2010

Se todas as ruas fossem iguais a você...

POR: Patricia Esteves 

Ladeira Gastão Bahiana tem clima familiar e tranquilidade como maiores pontos positivo apontado pelos moradores

Conhecida por sua tranquilidade, a Rua Professor Gastão Bahiana, antes chamada de Caminho do Caniço, se localiza em pleno coração da Zona Sul, entre os bairros de Copacabana e Lagoa. Seu nome surgiu em homenagem a Gastão Bahiana, um dos grandes arquitetos brasileiros, que inclusive foi responsável pelo projeto da Igreja Nossa Senhora da Paz, sediada na esquina das ruas Joana Angélica e Visconde de Pirajá, em Ipanema. Além de outros empreendimentos, Gastão foi professor da Escola de Belas Artes e um dos responsáveis pela criação do Instituto de Arquitetos do Brasil, em 26 de janeiro de 1921.
Os moradores desta ladeira, que, às vezes, passa despercebida justamente por se tratar de um ponto de ligação entre os dois bairros, acreditam que este fato pode ser considerado positivo, já que, além desse detalhe, a rua é cercada por condomínios que oferecem todo o conforto, principalmente para os pais que não querem se preocupar com os filhos brincando na rua.
"Adoro morar aqui. Moro há mais de 20 anos e não penso em me mudar. Meus filhos foram criados na rua e agora já são homens feitos. Mesmo assim, pretendo continuar por aqui. A tranquilidade que essa rua proporciona, além da segurança, já que contamos com uma cabine da Polícia Militar, é muito importante nos dias de hoje", disse Isa, de 53 anos e mãe de João de 25 e Pedro de 19.
Carlos Eduardo, 27 anos, morador há pouco tempo - dois anos - compartilha da mesma opinião. Inclusive, faz questão de deixar claro que a opção de se mudar para o local muito tem a ver com a insegurança do Rio de Janeiro atual, além do ambiente familiar. "Morava em Copacabana, mas estava procurando um lugar mais tranquilo, mais arborizado, queria mesmo fugir da loucura de lá. Quando descobri meu apartamento atual, não tive dúvida. Essa rua é um paraíso no meio de uma Copacabana tumultuada", completou.
Entre seus moradores mais ilustres estão o maestro, compositor e produtor Rildo Hora, considerado um dos grandes nomes do samba por ter produzido figuras como Zeca Pagodinho, Beth Carvalho e Dona Ivone Lara, além de ícones como João Bosco, Luiz Gonzaga e Fagner, e a jogadora de vôlei de praia Shelda, ouro no pan-americano de 1999 e prata nas Olimpíadas de 2000 e 2004, ambas conquistas ao lado de Adriana Behar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário