29 de novembro de 2010

Por Tainah Sartori


A rua General Polidoro é a continuação da Pinheiro Guimarães, e é conhecida por contornar os redores do cemitério São João Batista, único na zona sul. É uma das ruas onde há maior procura por apartamentos, além de uma parte exclusivamente residencial, ela tem seu comércios que vão de padarias a farmácias e floriculturas.
Para falar da Rua General Polidoro, vamos começar pelo bairro de Botafogo. Um bairro de classe média com cerca de 100 mil habitantes que se tornou conhecido por grandes cartões postais, como, a famosa Enseada de Botafogo e o morro Pão de Açúcar.



Apresenta uma vida noturna movimentada com cinemas, teatros, museus e shoppings.
É também conhecido no Rio de Janeiro como o "bairro das escolas" e "bairro das clínicas”.
A história do bairro de Botafogo se confunde com a própria história da Cidade do Rio de Janeiro em 1565. O Rio de Janeiro começou no morro Cara de Cão, onde hoje está localizada a fortaleza de São João.
Quatro meses depois da fundação, Estácio de Sá resolveu demarcar os limites da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e doou, como era costume na época, a seu amigo Francisco Velho, que também tinha ajudado na fundação do Rio.
Mas o bairro acabou sendo batizado em 1590, quando Antônio Francisco Velho vendeu suas terras para um amigo, João Pereira de Sousa, conhecido pelo "Botafogo", desde que foi chefe da artilharia do famoso Galeão Botafogo.
A chegada a Família Real à cidade, em 1808, mudou a vida do Rio e naturalmente de Botafogo também: de bairro rural, transformou-se no local preferido pelos nobres e também pelos comerciantes ingleses que procuravam Botafogo para fixar suas belas residências.
A rua General Polidoro é a continuação da Pinheiro Guimarães, e é conhecida por contornar os redores do cemitério São João Batista, único na zona sul. É uma das ruas onde há maior procura por apartamentos, além de uma parte exclusivamente residencial, ela tem seu comércios que vão de padarias a farmácias e floriculturas. Localizada no meio de Botafogo, tem transporte para todos os lados, tanto ônibus quanto metrô, do centro a zona sul.
Foi uma das primeiras a definir o contorno do bairro em meados do século XIX e fazer parte do desenvolvimento do bairro. Antes, Botafogo tinha apenas o Caminho do Berquó - hoje a Rua general Polidoro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário