30 de novembro de 2010

Rua das Laranjeiras

POR: Guilherme Arcoverde
Rua das Laranjeiras em 1887
O Rio Carioca ainda corria a céu aberto, em frente aos portões das grandes chácaras existentes no bairro, ladeado de inúmeros camburás, acácias, mangueiras, palmeiras e outras árvores.

A foto acima mostra a Rua das Laranjeiras atualmente.

Laranjeiras é um bairro residencial, com apenas uma rua principal (Rua das Laranjeiras) e poucas secundárias, algumas subindo os morros até o cume.
É um bairro boêmio de população jovem, próximo do centro da cidade e ao mesmo tempo dos bairros nobres da zona zul como Lagoa, Jardim Botânico e Humaitá, separado apenas pelo túnel Rebouças.  

Instituto Surdos e Mudos
O Imperial Instituto de surdos-mudos foi fundado em 26 de setembro de 1857, através da Lei 939, tendo como primeiro diretor o educador francês Eduard Huet. O Instituto, criado sob o patrocínio do Imperador Pedro II, denomina-se atualmente Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES. Huet nasceu em Paris, França, no ano de 1822. Aos doze anos ficou surdo em conseqüência de sarampo. Embora já falasse francês, alemão e português, após tornar-se surdo, aprendeu espanhol. Pertencia à nobreza, era Conde.
Entre 1862 e 1868 o Instituto foi dirigido pelo professor Manoel de Magalhães Couto, habilitado pelo Instituto de Surdos de Paris. Entretanto, a gestão de Magalhães foi um fracasso e o Instituto Brasileiro se transformou num depósito asilar.
O médico sergipano Tobias Rabello Leite foi o terceiro Diretor do Instituto Imperial dos Surdos-Mudos por 28 anos, entre 1868 e 1896. Com vários trabalhos publicados sobre educação dos surdos-mudos, é  considerado como um dos introdutores dessa modalidade de pedagogia no Brasil.
Tobias Rabello Leite. (1827 – 1896). Nasceu em Laranjeiras no dia 06 de abril de 1827, filho do Capitão Tobias Rabelo Leite, proprietário do engenho São Bento, neto do velho Capitão-Mor de Itabaiana, José Mateus da Graça Leite Sampaio. Iniciou o curso de medicina na Bahia e concluiu no Rio de Janeiro em 1849, aos 22 anos. Foi interno da Santa Casa de Misericórdia, onde em 1848 observou o primeiro caso de febre amarela no Rio de janeiro. Foi Deputado por Sergipe na Assembléia Geral (1857 – 1860). Durante a grande epidemia de cólera de 1855, o doutor Tobias se apresentou voluntariamente para prestar o seu serviço aos conterrâneos.
O doutor Tobias foi homem de grande talento, de grande saber e probidade exemplar.

Residência Modesto Leal. “...Modesto Leal, comerciante português, fez fortuna no comércio de sucata, sendo considerado no início do século XX o homem mais rico do Brasil. Conde pela Santa Sé, após significativa doação, veio a falecer em 1936 nessa casa. O palacete é tombado pela municipalidade carioca...

“...O bairro de Laranjeiras converteu-se, a partir da metade do século XIX, em uma das áreas favoritas da aristocracia do Rio de Janeiro para a construção de casarões. Nas décadas de 1920 e 1930, algumas dessas casas foram compradas para se tornarem residências de embaixadores. Mas nos anos 60, com a tendência dos cariocas a morar em apartamentos próximos às praias e, posteriormente, com a transferência do corpo diplomático para Brasília, o perfil do bairro mudou. A residência Modesto Leal é uma das poucas mansões que sobrevivem a essa mudança dos tempos.

O Conde João Leopoldo Modesto Leal comprou esta propriedade em 1892 e pediu ao arquiteto Antônio Januzzi para criar uma casa que mostrasse influência italiana. Esta casa continua sendo o centro da vida famíliar dos descendentes do conde Modesto leal. A decoração original foi mantida e revela a influência do gosto da belle époque na França, que havia se tornado uma referência em todo o mundo na época em que a casa foi construída...

Nenhum comentário:

Postar um comentário