30 de novembro de 2010

Rua Haddock Lobo

POR: Luciana Stavale e Viviana Bagnis

Como já dizia João do Rio em seu livro “A alma encantadora das ruas”, a rua Haddock Lobo “é uma rua de calma alegria burguesa, que parece sorrir com honestidade”.
Minha Rua foi Caminho de Engenho Velho e foi através dela que houve a urbanização da Tijuca. É uma das ruas mais antigas do bairro, seu primeiro nome foi Rua do Engenho Velho, mas aí veio o homem que deu nome à rua, importante figura na época, assim como seu amigo, o Conde de Bonfim. Esse nome é uma homenagem ao Dr. Roberto Jorge Haddock Lobo, médico e político do Partido Conservador, brasileiro, nascido em Portugal. Destacou-se por ter realizado a primeira anestesia no país, a nível ainda experimental em 1847. Ela começa no Largo da Segunda - Feira, sendo continuação da Rua Conde de Bonfim e terminando no Largo do Estácio.
Era repleta de casarões com jardins e chácaras, abrigava parte da elite do Rio, principalmente no período imperial. Foi aberto o primeiro cinema do bairro, chamado Royal.


São Sebastião é o protetor da cidade do Rio de Janeiro teve, sua primeira igrejinha construída por Estácio de Sá, junto ao Morro Cara de Cão. Com a transferência da cidade para o Morro do Castelo, Salvador Correia de Sá, primo de Estácio e Governador da Cidade, iniciou a construção da Igreja do Padroeiro, no Morro do Castelo e em seu segundo governo, entre 1578 a 1598, inaugurou a nova Igreja e transferiu para ela a lápide com os restos mortais de Estácio de Sá, Fundador da Cidade.
Com o desmonte do Morro do Castelo, em 1922, a Igreja de São Sebastião foi transferida para uma nova Igreja da Rua Haddock Lobo na Tijuca: a Igreja de São Sebastião dos Frades Capuchinhos, e para ela também foram transferidos, em 1931, os restos mortais de Estácio de Sá.
A Igreja de São Sebastião é uma Igreja muito procurada pelos fiéis e todo ano no dia 20 de janeiro, festa do padroeiro, sai uma procissão da Igreja que atravessa o Centro, passando pela Catedral Metropolitana e vai até a Praça do Russel, na Glória, onde está a estátua de São Sebastião.


Hoje é uma rua bastante movimentada, possui condução para toda parte da cidade, muitos bares e restaurantes que nos finais de semana sempre tem uma roda de samba para animar os moradores e visitantes. Possui tradicionais instituições de ensino, como o Maria Raythe e a Fundação Bradesco, clubes como a AABB e o Club Municipal. Na Copa do Mundo é palco de uma das maiores festas de confraternização, com shows, barraquinhas, telões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário