30 de novembro de 2010

Rua Humaitá

POR: Rodrigo Cévolo Brandão de Carvalho

Eu moro na Rua Humaitá, ela fica entre a Rua Jardim Botânico, São Clemente e Voluntários da
Pátria. Com certeza é uma das ruas mais movimentadas do Rio, muita gente que mora na na Zona Norte
ou na Barra da Tijuca passa por aqui, assim se instala o inferno do Humaitá nas horas do rush.

Quando a noite começa a cair, o trânsito para, literalmente, ninguém anda e olha que são quatro
pistas. De um tempo pra cá, inventaram de criar uma pista extra, mas não adiantou tanto assim.

Um mundo de ônibus passa por aqui e até pouco tempo atrás todos eles paravam (ou melhor,
quando param, alguns adoram passar bem na quarta pista, penso que o motorista deve fazer de
sacanagem) no mesmo ponto, era uma confusão, a noite, eu já não enxergo direito, então pra pegar ônibus
errado não custa muito. A poucos dias atrás melhorou um pouco, criaram mais um ponto, agora metade
dos ônibus param no mesmo ponto e a outra metade para alguns metros atrás, mas alguns continuam fiéis
a quarta pista, só pra tirar uma com o pessoal que está esperando por eles.

Eu não moro de frente para a rua, se morasse eu ficaria maluco, o barulho do trânsito faz
qualquer monge perder a cabeça.


Mas a Humaitá não é só o trânsito, temos aqui uma noite muito boa, graças a Cobal, é ali que a
galera costuma se reunir, eu iria falar que é pra fazer uma social, mas é pra beber mesmo. Tem as turmas
de faculdade, os que estão saindo do trabalho, todo mundo bebendo. Isso durante a noite, porque durante
o dia, funciona uma feira ali dentro. De vez em quando tem até baiana vendendo acarajé.

Aqui também tem um quartel dos bombeiros, mas quem toma conta mesmo da rua é o Antônio
Conselheiro, um Mendigo, isso, com “M” maiúsculo. O cabelo é um dread beeeem mal feito, barbão, tão
magro que parece até que só é feito de cotovelo, costela, joelho e canela, se fosse jogado numa jaula de
leões, não serviria de comida, só de palito de dentes, a roupa parece até do tipo de mulher, o que menos
tem é pano, isso quando ele veste direito e não deixa nenhuma parte indevida para todo mundo ver, se
aquilo não é atentado ao pudor, então eu não sei o que é.

Ele faz tipo uma patrulha nas lixeiras, eu só o vejo saindo de uma lixeira pra outra, não deixa
passar uma. Este é Antônio Conselheiro, talvez, o maior símbolo atual desta rua, toda vez que saio na rua
vejo este ser, vejo mais ele que os meus vizinhos.

PS: O verdadeiro nome dele é um enigma, talvez nem ele saiba, Antônio Conselheiro foi um
apelido que meus amigos e eu demos a ele. Também não postei nenhuma foto dele aqui, pois o dito
cujo disse que só pagando direitos “tutorais”, tenho pra mim que ele quis dizer “direitos autorais”, mas
se eu já nem preciso pagar pra ver as fotos das meninas da Playboy, sem chance de pagar pro Antônio
Conselheiro.

Ah, antes que eu me esqueça. Por quê Humaitá? Foi uma homenagem aos brasileiros que lutaram
na Guerra do Paraguai, no Forte Humaitá. E o que significa Humaitá? Ai depende, em tupi guarani
é “agora a pedra é negra”, em tupi é “papagaio pequeno”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário