30 de novembro de 2010

Rua Teresa

POR: Lorran Feital

Ponto da moda e muito mais

Misturada de intrinsecamente à história de Petrópolis, a história da Rua Teresa chega a se confundir com a da cidade. Nos primórdios da formação de Petrópolis, no século XIX, chegava-se à então Fazenda do Córrego Seco, no alto da Serra da Estrela, pela Estrada Normal da Estrela, início do caminho para o ouro de Minas Gerais.

Fazenda do Córrego Seco

Ao quarteirão que dava acesso da Serra da Estrela à nova cidade foi dado o nome de Vila Teresa, em homenagem à esposa de Pedro II, a imperatriz Teresa Cristina. Até a inauguração da atual estrada Rio - Petrópolis, em 1928, a única forma de se chegar ao centro da cidade era através da já conhecida Rua Teresa.

Testemunhando desde o início o desenvolvimento econômico do município, a Rua Teresa foi a primeira via a receber tráfego de veículos de tração animal, cavalos, bondes e automóveis. Sem contar a ferrovia, que começou a correr paralela à rua em 1883 e levou para Petrópolis as oficinas da Leopoldina Railway e a Serraria Faulhaber, que forneceu janelas e portas para o Palácio Imperial.

Estrada de Ferro de Petrópolis

Hoje a Rua Teresa é um orgulho da tradição de indústria têxtil da cidade, além de ser conhecida nacionalmente como um shopping de dois quilômetros a céu aberto com preços de fábrica. E a proximidade com o centro histórico faz com que as compras sejam obrigatoriamente acompanhadas de visitas ao Museu Imperial, à Catedral de São Pedro de Alcântara, ao Palácio de Cristal e outros pontos turísticos da cidade.

Rua Teresa
A indústria têxtil em Petrópolis teve seu auge no final do século XIX e início do século XX. Foi responsável, inclusive, pelo crescimento demográfico em bairros como Bingen, Cascatinha, Morin e Alto da Serra, onde existiam vilas operárias.
Mas entre as décadas de 50 e 60 a atividade começou a enfrentar o declínio, com o fechamento de fábricas e a geração de desemprego. O know-how adquirido pelos ex-operários fez com esses começassem a montar suas pequenas confecções. E as garagens de suas casas na Rua Teresa se tornaram os pontos de venda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário