9 de novembro de 2010

Rua Sotero dos Reis

Por:  Grupo Bruno Carelli, Fabiana Lopes e Lucas Gandelman

Francisco Sotero dos Reis (São Luís do Maranhão, 22 de abril de 1800 — 10 de março de 1871) foi um jornalista, poeta e escritor brasileiro do século XIX. Foi autor de várias obras vinculadas temáticas sobre a realidade regional num contexto de lutas políticas acirradas e instituintes do jovem Estado Nacional e de uma província inicialmente refratária às proposições separatistas do Brasil.


A Rua Sotero dos Reis pode não ser muito conhecida dos cariocas, mas nessa rua (e não na Rua Ceará, como muitos pensam) se localiza atualmente uma das mais antigas zonas de prostituição do Rio de Janeiro. A Vila Mimosa surgiu logo após a Primeira Guerra Mundial com o desembarque de mulheres do leste europeu, pobres e sem os maridos e o local inicial foi a Zona do Mangue, próxima à atual Avenida Presidente Vargas, no centro do Rio.

As mulheres, conhecidas como “polacas”, foram se misturando as mulheres locais ao longo dos anos, até desaparecerem por completo. Foram perseguidas e à medida que a cidade se modernizava mudavam diversas vezes de logradouro.

Quando surgiu era escrita com 'z' por causa do português da época e teve como primeiro endereço a rua Pinto de Azevedo, localizada no Mangue, bairro do Estácio, no Rio de Janeiro. A localização da zona se manteve até aproximadamente 1995, quando o Governo do Estado decidiu que o prédio da TV Rio seria tombado pelo patrimônio histórico. Mas o local foi demolido porque a prefeitura pensava na construção do centro administrativo (hoje conhecido como Cidade Nova). A transferência foi para rua Miguel de Frias, próximo ao antigo lugar, também no Mangue. E hoje se localiza na Rua Sotero dos Reis, na Praça da Bandeira.

O poeta Manoel Bandeira foi um dos freqüentadores mais assíduos.

Apesar de ter o nome de vila, seu começo se deu em um grande galpão, onde a parte frontal é aberta e de frente para a rua principal (Sotero dos Reis). Ainda há diversos estabelecimentos comerciais dos mais variados ramos e, que vão além do comércio sexual. O comércio no local é intenso. Camelos expõem suas mercadorias no chão, e outros perambulam pelas ruas com diversos tipos de produtos que vão de sucos, doces, salgados até roupas, lingeries, cosméticos, bijuterias, entre outros.

A Vila Mimosa foi o celeiro de diversas atrizes cariocas de filmes adultos. A mais famosa foi Natasha Lima, que chegou a participar de um dos episódios da série Mike in Brazil.

São exatamente 70 casas na Vila, em cada uma encontram-se no mínimo 10 quartos. Na Vila quase todos os estabelecimentos funcionam durante 24 horas (apenas as barracas, as tendas e os trailers que vendem refeições e bebidas funcionam a partir das 15 horas).


Segundo a Associação dos Moradores do Condomínio e Amigos da Vila Mimosa (AMOCAVIM), nas noites de sexta-feira e de sábado há cerca de 4.500 pessoas (em torno de 3.000 homens e 1.500 mulheres) transitando no complexo da Vila Mimosa.

Uma equipe de segurança (à paisana) é paga pelos proprietários das casas a segurança da Rua Sotero dos Reis. Para preservar a tradição, somente mulheres são aceitas. Não são permitidos travestis ou garotos de programa no local.

Pelas leis brasileiras, manter um estabelecimento de prostituição é considerado crime, logo, a Vila Mimosa é um negócio proibido. No contrato legal da Vila está especificado que o galpão é um empreendimento comercial sem explicitar seu uso. As casas de prostituição localizadas em frente ao galpão são antigas moradias que foram transformadas em empreendimentos comerciais. Cada um desses bares funciona com seu registro legal de comércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário