3 de dezembro de 2010

Rua Paulo Cesar de Andrade

POR: Lucas Carvalho

Rua Paulo Cesar de Andrade

Localização: O Parque Eduardo Guinle, também conhecido popularmente como Parque Guinle, é um parque público localizado no bairro de Laranjeiras, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Seus acessos se dão pelas ruas Gago Coutinho e Paulo César de Andrade.

Esfinge na entrada do Parque Guinle


História:
Primitivamente, a área do parque constituía os jardins do palacete de Eduardo Guinle (1846-1914), erguido na década de 1920. Foram projetados pelo paisagista francês Gérard Cochet, tendo, mais tarde, recebido algumas intervenções pontuais de Roberto Burle Marx.
As dependências do parque comportam o primeiro conjunto de edifícios residenciais direcionado para a elite carioca. Projetado pelo arquiteto Lucio Costa e erguidos entre 1948 e 1954, caracterizam-se pelos traços de uma arquitetura moderna e repleta de brasilidade, integrando a edificação ao meio-ambiente. O Jardim foi refeito nessa ocasião por Burle Marx. Tanto Burle Marx quanto Lucio Costa, receberam fortes influências do Modernismo e é possível observar esta particularidade nas composições dispostas no parque.
O projeto original de Lucio Costa incluía seis prédios dispostos de forma radial ao redor do parque, dos quais somente três foram construídos. O conjunto foi completado posteriormente por um prédio do escritório MMM Roberto.

O parque em nossos dias:
Atualmente, a mansão dos Guinle, conhecida como Palácio Laranjeiras, é a residência do Governador do Estado do Estado do Rio de Janeiro. Por esta razão, o parque é diuturnamente vigiado e os seus freqüentadores podem desfrutar de uma belíssima área verde, com relativa segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário