3 de dezembro de 2010

Praia do Botafogo: ícone da beleza e do caos

POR: Catarina Graziani


Praia do Botafogo: ícone da beleza e do caos
Vista da enseada de Botafogo, no final da tarde [Crédito:Samuel Rocha]


A praia de Botafogo é conhecida por ser um dos principais cartões-postais carioca. O Pão-de-açúcar revela a beleza do Rio. O bairro de Botafogo serve de passagem para vários outros como Flamengo, Humaitá, entre outros. A população tem enfrentado alguns problemas com caos de mega eventos e lixo nas ruas.

Alguns acontecimentos marcaram a praia de Botafogo ao longo do ano de 2010. Um exemplo é evento promovido pela Igreja Universal realizado, em Março de 2010, provocou um congestionamento com filas enormes e pessoas esperaram por mais de cinco horas no trânsito. A Comlurb conclui o recolhimento de 55 toneladas de lixo, após a realização do culto

Segundo o morador Eduardo Vimercati: “A cidade prova mais uma vez que não possui a menor estrutura para a realização de eventos deste porte. Não é nem possível culpar os poucos agentes da Guarda Municipal ou da CET-Rio, uma vez que eles ficam completamente impotentes perante tamanho caos. É preciso colocar mais agentes para controlar e organizar a zona."

Outro exemplo de caos na Praia de Botafogo, na altura do numero 430, foram amontoado de caixotes de frutas virou um desagradável obstáculo à passagem de pedestres.O lixo na Praia de Botafogo aparece sempre no final do dia, segundo a arquiteta Paueica Coimbra,}
que conta que a falta de educação começou no início do ano, mas ganhou maior dimensão este mês de novembro, quando a quantidade de restos passou a impedir a circulação pela calçada.

“ Todas as vezes que passo por ali vejo muitas frutas podres, caixas de papelão, isopor e plástico de embalagem. Há momentos em que o lixo se acumula tanto que não é possível andar pela calçada. Quem vai dar uma solução? Está na hora de acabar com isso”, questiona a arquiteta, moradora de Botafogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário