Por Rodrigo Troncoso e Tatiana Escanho
Carta ao Tom
Composição de Vinícius e Toquino
Rua Nascimento Silva, 107
Você ensinando pra Elizete
As canções de canção do amor demais
Você ensinando pra Elizete
As canções de canção do amor demais
Lembra que tempo feliz
Ah! que saudade
Ipanema era só felicidade
Era como se o amor doesse em paz
Ah! que saudade
Ipanema era só felicidade
Era como se o amor doesse em paz
Nossa famosa garota nem sabia
A que ponto a cidade turvaria
Esse Rio de amor que se perdeu
Mesmo a tristeza da gente era mais bela
E alem disso se via da janela
Um cantinho de céu e o Redentor
A que ponto a cidade turvaria
Esse Rio de amor que se perdeu
Mesmo a tristeza da gente era mais bela
E alem disso se via da janela
Um cantinho de céu e o Redentor
É, meu amigo, só resta uma certeza
É preciso acabar com essa tristeza
É preciso inventar um novo amor
É preciso acabar com essa tristeza
É preciso inventar um novo amor
Rua Nascimento Silva, 107
Eu saio correndo do pivete
Tentando alcançar o elevador
Eu saio correndo do pivete
Tentando alcançar o elevador
Minha janela não passa
De um quadrado
A gente só vê cimento armado
Aonde antes se via o Redentor
De um quadrado
A gente só vê cimento armado
Aonde antes se via o Redentor
É, meu amigo, só resta uma certeza
É preciso acabar com a natureza
É melhor lotear o nosso amor
É preciso acabar com a natureza
É melhor lotear o nosso amor
A música "Carta ao Tom 74", de Toquinho e Vinicius de Moraes, imortaliza a Rua Nascimento Silva e o prédio de nº 107, no coração de Ipanema. O bairro é tido como mais simbólico da Zona Sul Carioca, sobretudo como cenário de inspiração da boemia artística que veio a desenvolver a Bossa Nova.
A placa colocada pela Confraria do copo Furado; A esquina com a Rua Farme de Amoedo e a fachada do prédio |
Tom Jobim e sua mulher, Thereza Hermanny, alugaram um apartamento neste prédio, entre o posto nove da praia de Ipanema e a lagoa Rodrigo de Freitas. No período em que lá viveu, Tom compôs várias músicas com seu parceiro Newton Mendonça, inclusive "Desafinado" e "Samba de uma nota só". Fez a "Sinfonia do Rio de Janeiro" com Billy Blanco, e "Orfeu da Conceição" com Vinicius de Moraes. Também foi nessa época que nasceu a internacionalmente famosa "Garota de Ipanema".
A Nascimento Silva foi berço das parcerias de Tom com Vinicius, que Elizete Cardoso gravou no long-play "Canção do Amor Demais". Ali também brotaram parcerias com João Gilberto e outros nomes da Bossa Nova, e surgiu a Confraria do Copo Furado, entidade cultural que instalou a placa alusiva a Tom Jobim, na Rua Nascimento Silva, 107. No final da Rua Vinícius de Morais, rebatizada em homenagem ao poeta e que faz esquina com a Nascimento, está o bar Garota de Ipanema, assim também rebatizado por ter sido ponto de encontro e composições.
A música de Toquinho e Vinícius, também morador de Ipanema, além de homenagem saudosa a Tom Jobim e aos anos em que ali se encontraram, é um protesto. O belo, simples e boêmio bairro transformava-se num local cheio de edifícios, por conta da especulação imobiliária, com transito engarrafado e movimentado, pivetes e mendigos. Já nos anos 70, era flagrante a situação de urbanização descontrolada e deterioração do Rio.
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