29 de novembro de 2010

Rua Bartolomeu Portela


Uma pequena rua sem saída passa quase despercebida, dado o constante movimento da Avenida Pasteur, seu nome: Bartolomeu Portela. À primeira vista pode ser considerada como um conglomerado de carros estacionados, em uma fila que segue os pequeninos condomínios da pequena rua, que mesmo hoje é ideal para jogar o futebol moleque em sua essência, um par de chinelos fazendo o gol. A partida só para quando passa algum carro, sempre vagarosamente.
                                                  Nos dias de jogo, o barzinho fica cheio
Falando em futebol, na entrada da Rua, encontra-se o Bar “Senhorita Lanches”, que sempre enche antes de jogos, principalmente do Botafogo. Aliás, a rua é considerada uma fortaleza dos torcedores alvinegros, uma Thermópilas, assim como a utilizada pelos espartanos na batalha contra os persas. Lá ninguém brinca com quem carrega no peito uma estrela solitária.
                                                  A atual fachada do antigo cinema Veneza
A Bartolomeu Portela também é conhecida por causa do outrora grandioso cinema do Veneza. Na época auge do cine, a pequena rua transbordava de carros estacionados, causando grande dor de cabeça para os moradores, principalmente nos finais de semana. Após o fechamento do cinema, o espaço já foi usado como Bingo, teatro e, atualmente, funciona como espaço para festa e eventos, e tem como nome “Centro Cultural Veneza”.


Por: Tauan Ambrosio

Nenhum comentário:

Postar um comentário