30 de novembro de 2010

Ruas e suas datas

POR: Patrícia França

É muito fácil relacionar datas com certos acontecimentos, pessoas ou mesmo lugares. Você já parou para se perguntar se tal rua tem determinada data por algum motivo especial? Bem... Como eu vivo entre a Zona Norte (Vila Isabel), o Centro do Rio e a Baixada Fluminense (mais precisamente em Caxias) passo sempre por algumas ruas que me instigaram a certas perguntas, por isso, aqui estão elas e as tão esperadas respostas...


Rua Primeiro de Março


A Rua Primeiro de Março (antiga Rua Direita) era a mais importante da cidade no século XIX. Essa rua era, a princípio, uma pequena trilha que começou a expandir-se no século XVIII e veio a se tornar, na época, uma das mais movimentadas da cidade. Nela surgiram, bares, Confeitarias, Bancos  (Banco do Brasil), Casa dos Governadores, Sorveterias e outros. É uma das primeiras ruas do Rio de Janeiro; em torno dela foi se formando a cidade na planície. Foi a primeira rua a ser dotada de numeração nas casas, idéia do arquiteto francês Pedro Alexandre Cavroé, devido à grande intensidade de tráfego, em 1847; adotou-se nela o sistema de mão e contramão.

Teve vários nomes ao longo do tempo. Caminho de Manoel Brito, Direita do Carmo para São Bento, Direita para Misericórdia, Rua que vai para São José, entre outras designações. A Rua Direita (1º de Março), era assim conhecida porque, apesar de não ser uma linha reta, ligava o Morro do Castelo ao Morro de São Bento. 


Seu atual nome se deve (15/3/1870) e lhe foi dada pelo próprio Imperador D. Pedro II, quando descia a rua, para juntar-se às manifestações populares pelo término da Guerra do Paraguai no dia 1º de março. Seu nome atual foi instituído somente em 1875 em homenagem a vitória da Batalha de Aquidabã, em março de 1870 (data já exposta anteriormente). Foi a principal rua da cidade até a abertura da Avenida Central (depois Rio Branco). À direita da Rua Direita temos um trecho da Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo (Antiga Igreja da Sé) cuja construção se iniciou em 1755, mas suas torres só foram erguidas e concluídas em 1849 e 1850. Coincidentemente este dia (1º de março) também é o da Fundação da Cidade, 1º de Março de 1565.
Na pesquisa pude verificar que também há uma pequena Rua em Duque de Caxias chamada 1º de março.
Mas esta já é outra história...


Rua Sete de Setembro

A Rua Sete de Setembro encontra-se no centro histórico da cidade do Rio de Janeiro.Originalmente ligava a antiga praça da Constituição (atual praça Tiradentes) à rua do Carmo, sendo então denominada como rua do Cano, uma vez que nela passava o encanamento que, vindo do Chafariz do Largo da Carioca, trazia a água para o Chafariz do Largo do Paço.
Ficou, por isso, sendo a Rua do Cano até 1856, quando foi nomeada Sete de Setembro. Foi denominada ainda como rua de Trás de São Francisco de Paula, pois a Igreja da Ordem Terceira do santo deste nome, fica de fundos para esta rua.
Em 1857 quando fizeram um passadiço elevado para ligar o antigo Convento do Carmo e o Paço da Cidade, com a então Capela Imperial (atual Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé) foi efetuado o seu prolongamento até à então rua Direita (hoje rua Primeiro de Março), ligando a partir desta época as atuais Praça XV e Praça Tiradentes.
Em 1877 quando foi feita a renumeração dos imóveis da cidade, já era uma rua mista, comercial e residencial, com 100 prédios térreos e 94 sobrados.
Atualmente constitui-se em uma rua praticamente de pedestres, repleta de edificações comerciais e bancárias.

Boulevard 28 de Setembro

Concebido pelo empresário e abolicionista, João Batista Viana Drummond, posteriormente barão de Drummond, este boulevard foi assim denominado em homenagem à data em que foi assinada a Lei do Ventre Livre pela Regente Princesa Isabel (a qual determinava a libertação dos nascidos de mães escravas) em 28 de setembro de 1871.O logradouro foi aberto, em 1872, no lugar da antiga rua dos Macacos, estendendo-se da rua São Francisco Xavier à praça 7 de março (atual praça Barão de Drummond).Este foi um empresário e abolicionista, João Batista Vianna Drummond, posteriormente Barão de Drummond. A praça foi rebatizada como Praça Barão de Drummond, em função de sua morte, em 1909. É considerada a principal praça do bairro, em homenagem à data da instalação do gabinete do primeiro Ministro Visconde do Rio Branco (em 7 de Março de 1871), o mesmo também foi responsável pela elaboração da lei do Ventre Livre.

O termo Boulevard vem do francês, do neerlandês bolwerk/bolwark, com a mesma etimologia de baluarte) ou, em português, bulevar, é um termo que designa um tipo de via de trânsito, geralmente larga, com muitas pistas divididas nos dois sentidos, geralmente projetado com alguma preocupação paisagística. O termo foi inicialmente introduzido na língua francesa em 1435 como boloard, e desde então foi alterado para boulevard.
Boulevares são comuns em cidades com forte influência de Art Nouveau, como Belém do Pará e o Rio de Janeiro.
Como já podemos verificar na Zona Norte do Rio de Janeiro, existe o único logradouro da cidade que leva o termo "boulevard" em seu nome, o Boulevard 28 de Setembro no bairro de Vila Isabel.


Os boulevares consistem de duas a quatro vias de tráfego em cada sentido, com jardins ovais ao centro separando os dois sentidos. No Brasil, no entanto, não são comuns os boulevares que apresentam jardins às bordas das vias de tráfego e as separando de vias menores e locais, como ocorre na Alemanha, França e até na Argentina, em Buenos Aires.


Rua Oito de Dezembro

Uma das ruas que se localizam entre as principais de Vila Isabel que possui importantes locais de deslocamentos de pessoas durante todos os dias.


Nela existe a sede de um Corpo de Bombeiros do Rio de janeiro, um hospital especializado em atender diversas crianças todos os dias (Hospital menino Jesus) e algumas escolas religiosas. Enfim, também existem diversas igrejas católicas e evangélicas... Devemos nos lembrar que esta rua possui uma data ligada à religiosidade: no dia 8 de Dezembro festeja-se o feriado religioso da Imaculada Conceição. Este dia assinala o fato de a Virgem Maria, mãe de Jesus, ter sido concebida sem a mancha original do pecado, sendo pura. Ela concebeu sem pecado, uma vez que deu à luz a Jesus sendo virgem antes, durante e depois do parto.
Em alguns lugares dessa região se reza o terço no dia 8 de dezembro e é celebrada a missa de Nossa Senhora da Conceição.


Rua 25 de Agosto

No município de Duque de Caxias há varias referências ao Patrono da cidade. Neste dia também é comemorado o dia do soldado, em homenagem aos membros do Exército Brasileiro, a celebração começou em 1923. Entre os membros existe um herói que merece um agradecimento em especial, Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. O dia do soldado sempre é celebrado em 25 de agosto, data de seu nascimento. Ele nasceu em 1803 na fazenda de São Paulo, no Taquaru, Vila de Porto da Estrela, na Capitania do Rio de Janeiro quando o Brasil era Vice Reino de Portugal. Hoje, é o local do Parque Histórico Duque de Caxias, no atual município, no estado do Rio de Janeiro.
A grande curiosidade foi quando descobri que a Rua 25 de Agosto não se localiza no bairro de mesmo nome, porém continua fazendo parte da cidade de Duque de Caxias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário