29 de novembro de 2010

Rua Nascimento Silva

POR: Rodrigo Troncoso

No coração de Ipanema, simbólico bairro da Zona Sul Carioca, resido desde que me entendo por gente, na Rua Nascimento Silva. Sua localização é privilegiadamente estratégica, dando acesso rápido à Lagoa Rodrigo de Freitas e ao posto 9 da praia de Ipanema, seguindo nos dois sentidos de sua contígua Rua Vinícius de Moraes. No outro extremo, a rua faz esquina com a Farme de Amoedo. Com algumas casas de comércio antigas e toda uma nova estrutura de facilidades. É uma rua arborizada, que ainda tem algumas casas com jardim. Hoje, muitos prédios, alguns dos quais me lembro da construção, altos e baixos, dependendo do trecho, ocupam a rua. O sentido do trafego é do Leblon para Ipanema.

A boemia, que faz parte da história da rua, berço da Bossa Nova, ainda mantém sua aura presente. Tom Jobim morou na rua e, numa canção de Toquinho e Vinícius, Carta ao Tom 74, a imortalizou. A rua foi aberta em terrenos do Barão de Ipanema e aceita em 1894 e nomeada através do decreto 1.165, de 31/10/1917, segundo o Dicionário Histórico das Ruas do Rio de Janeiro, de Paulo Berger.

A rua ainda preserva seu charme, embora a maioria das casas já tenha desaparecido, algumas resistem bravamente. Na década de 50, as casas ainda preservavam seus aspectos originais; os terrenos não eram grandes e o estilo era da Europa Central, com telhados projetados para evitar o acúmulo de neve. Seus novos personagens pictóricos, como mendigos, guardadores de carros, anotadores do jogo do bicho e taxistas em frente a seu principal bar, compõem a atual identidade.


As duas fotos mostram a Rua Nascimento Silva 
em dois tempos: 1983 e atualmente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário